A guerra colonial também foi uma ruptura em cada um de nós. Deixou-nos muitas interrogações. Foram-nos ensinadas muitas técnicas de combate, algumas de sobrevivência, e só raramente fomos preparados para o regresso à vida civil.
publicado por Alto Chicapa, em 27.01.10 às 23:52link do post | favorito

Alto Chicapa 1972/74

 

Esta imagem, vinda do Alto Chicapa, e que só hoje vos deixo, quase no final dos meus apontamentos, é a de, O Pensador.
 

 

É uma bela estatueta Quiôca (Tchokwe), que representa um ancião. Na Lunda, o idoso tinha (ou tem) um estatuto privilegiado, por representar a tradição, a sabedoria, a experiência dada pelos anos e os segredos da vida.


O Pensador, um símbolo emblemático da cultura angolana, com origem numa tradição convencionada, o cesto de adivinhação, onde o adivinhador (Taí) usava, entre vários objectos, pequenas figuras esculpidas em madeira.


As primeiras figuras de O Pensador foram esculpidas no Dundo, por artesãos locais, no ano de 1947, e por iniciativa de alguns colaboradores da Diamang, a então Companhia dos Diamantes da Lunda.
 

A seguir - Notas soltas

 

Carlos Alberto Santos

 


paragemleste a 29 de Janeiro de 2010 às 21:32
Há coisas curiosas! hoje de tarde estive na minha garagem a arrumar umas tralhas e, por acaso peguei numa maleta onde tenho algumas peças esculpidas em madeira natural adquiridas no Alto Chicapa nas minhas visitas de psico-social: tenho lá máscaras quiocas, quissanges, gimbo, flechas de caça, elefantes, uma Nª.Senhora, etc.....e um pensador!!!!!exactamente igual ao que aqui se apresenta. Mais curioso é que eu estive muito tempo a olhar p`ra ele, e chego a esta hora de visita ao site e deparo logo com essa belíssima estatueta!!!! como disse Peça: "E esta?"
Um abraço do Carvalho amigo, que lamenta a falta de expressão dos nossos companheiros da 3485.

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22

24
25
26
28
29
30



arquivos
pesquisar
 
blogs SAPO
subscrever feeds