A guerra colonial também foi uma ruptura em cada um de nós. Deixou-nos muitas interrogações. Foram-nos ensinadas muitas técnicas de combate, algumas de sobrevivência, e só raramente fomos preparados para o regresso à vida civil.
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publicado por Alto Chicapa, em 30.10.09 às 21:07link do post | favorito

Nenhuma observação simples, como as que fazia nas cerimónias e na manifestação dos costumes do povo quioco, me podia levar ao conhecimento do que têm de mais íntimo e quase impenetrável, o psíquico.


Era fácil observar toda a sua vida material, que até confiantemente punham a descoberto, mas quando se queria perceber a vida psíquica, as dificuldades eram enormes, encobriam os segredos e os mistérios.


Mesmo assim, ainda consegui lidar com uma grande diversidade de elementos ligados aos rituais da medicina.

 

Aqui, dominavam duas figuras, o Tchimbanda – o homem que cura as doenças do corpo, um curandeiro, uma espécie de fisioterapeuta e o único que conhecia os minerais e as espécies botânicas – e o Taí – o adivinhador -, um homem com muito prestígio entre os do seu quimbo e dos que ficavam próximos.
 

Quando alguém estava ou se sentia doente, o adivinhador era sempre consultado em primeiro lugar. A consulta começava, quase sempre, num ambiente de segredos e sinais.

 

 

 

De um cesto, chamado de adivinhação, colocado estrategicamente junto do doente, começava por retirar e colocar no chão, com gestos ritmados e misteriosos, um arco de metal a representar a aldeia. Depois, sucessivamente, ia colocando figuras de madeira, que eram o doente e alguma da sua família, patas de galinha, ossos, pedras, moedas… tudo envolto num líquido oleoso e avermelhado.
 

A verdadeira cerimónia de adivinhação começava com o Taí a invocar os espíritos ancestrais, a soprar num pequeno chifre de cabra, a comer, o que parecia ser comida, e a recitar palavras rituais sobre o que via.


Finalmente, sentenciava o mal.


Se o indivíduo estava com problemas psíquicos, informava a família que era um feitiço, qual o espírito irado, as rezas e os pagamentos a fazer e o que era necessário para a realização da mahamba, uma cerimónia de exorcismo para afastar o mal.
 

Se a doença era do corpo, então tinha de consultar o Tchimbanda, porque só ele, conhecedor das espécies botânicas, infusões, seivas, raízes, minerais e venenos, o poderia curar.


Em 1972, na região do Luatamba / Canage, vivi, como se costuma dizer, portas meias com um curandeiro, que tinha as duas valências, Taí e Tchimbanda. Embora fosse a pessoa mais importante da comunidade, eu nunca tive uma boa impressão sobre os seus modos de vida, achava-o um parasita, subornável.

 

Vivia comodamente à custa das crenças, explorava quem lhe caísse nas mãos e em caso de julgados, recebia de ambas as partes. Perante um doente em estado terminal, apresentava-se à família como um salvador. Dizia: - Será tratado, mas todos sabem que já está morto, embora respire.


Em 1974, no Alto Chicapa e nas aldeias próximas, devido ao trabalho desenvolvido pelo grupo de enfermagem da nossa Companhia, a 3485, os adivinhadores já tinham perdido quase toda a sua influência.

 


Sá Moço, sempre muito atento e temerário, nestas coisas, embora conhecendo melhor do que ninguém a actuação dos nossos enfermeiros e a mais-valia do médico, a nossa presença constante nas aldeias, o uso de um helicóptero para evacuação de doentes graves e os muitos pacientes que se deslocavam diariamente para tratamentos, ao posto de enfermagem do quartel, afirmava: - As doenças são provocadas por feitiços ou por espíritos, nunca são naturais.

 


Os mais novos, com o êxodo de algumas comunidades rurais para os centros urbanos, questionavam as crendices dos mais velhos e a utilidade de certas manifestações, apresentavam-se como pessoas importantes e copiavam a nossa cultura, embora, muitas vezes, segundo os piores métodos europeus, vadiavam, bebiam muito e viviam na chamada vida fácil.


(Dedico este texto ao Dinis Reis, ao José Vinhas, ao Manuel Carvalho e ao Luís Carvalho)
 

A seguir - A mahamba

 

Carlos Alberto Santos

 


paragemleste a 7 de Novembro de 2009 às 12:24
Assunto muito realista, e mais digo, voltaria a arrancar os corninhos de cabrito que serviam de ventosas para extraír os males daqueles que padeciam. Tive de o fazer para convencer o povo da verdadeira medicina, mas hoje penso se fiz a coisa certa por interferir nas tradiçoes e costumes quiocos.
Um abraço grande amigo.
Carvalho

Alto Chicapa a 8 de Novembro de 2009 às 19:34
Obrigado pelo comentário (um blog sem comentários é como um jardim sem flores).

É verdadeira a tua observação, opinião que partilho.

Hoje, temos dois países com grandes desigualdades, em dimensão, população, distâncias, continentes bem diferentes e sem fronteiras comuns, no entanto temos algo que ninguém consegue disfarçar ou mesmo apagar: 500 anos de um património histórico e cultural, conjunto e inegável… e nós estivemos lá… e fazemos parte, ainda viva, dessa história.

Apesar… de ser 80% português europeu, o resto é sangue Árabe e Africano, e apesar… da minha carreira profissional ter sido nas áreas da gestão, economia, informática e, hoje, na viticultura, eu sou, mesmo sabendo que vivi numa guerra que não era minha, visceralmente, um apaixonado por aquela África profunda e pela riqueza da sua cultura… aprendi tanto!

Por tudo isto, e sem me importar com grandes formas de escrita, isso fica para os doutos, vou, enquanto puder, relatar as minhas opiniões e vivências… porque estivemos lá e, quase todos, regressámos de consciência tranquila.

Um abraço
Carlos Alberto Santos

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